sábado, 28 de junho de 2008

Creatividade acima de tudo...

Tenho andado a visitar todas as obras que se encontram em execução pela Monofasica para, de uma maneira geral, conseguir enquadrar-me nesta nova realidade. Existem dois grandes problemas, um deles é o aprovisionamento de materiais a tempo e horas, existem prazos de execução, e tal como em Portugal, bastante rigidos e pouco flexiveis, o que exige por parte do director de obra um planeamento rigoroso e realista. Outro grande problema á a assiduidade de mão-de-obra, é sobre este problema que vos vou falar hoje, os Angolanos arranjam mil e uma desculpas para não virem trabalhar ou para justificar seja o que for, podemos até dizer que um dos grandes fortes da mentalidade do povo Angolano é a creatividade. Em Agola tudo é motivo de festa, em Angola todos são primos, tios, pais, mães, irmãos, enteados, amigos do peito, começo a acreditar que são mesmo todos familiares.
Já ouvi as mais engraçadas desculapas....se não acreditam vejam só a melhor delas todas:

-Então porque é que não vieste trabalhar ontem?
-Chefe...Estou doente...
-Estás doente?...Então o que é que tens...
-Chefe...Tenho uma doença tradicional.
-Doença tradicional?....
-Sim chefe...Foi feiteiceiro...lançou feitiço....estou enfeitiçado nao consigo trabalhar!

Para alem de lhes morrer a familia toda...que é a desculpa mais comum de todas.

Quando joga a selecção, ninguem trabalha...

Para verem o cumulo...são mais elevados os prémios de assiduidade do que o ordenado base.
Só mesmo em África...

1 comentário:

Jasman disse...

FDX... e ando eu todo contente pelo premio de assiduidade de 40€ que a empresa me paga todos os meses...

Eles ao menos sabem que o azul é do neutro o amarelo e verde da terra e o castanho ou preto é da fase?