segunda-feira, 25 de Maio de 2009

ALAMBAMENTO - O "Pedido..."

Em Angola eisxte um acontecimento muito mais importante do que o casamento civil ou religioso, chama-se o "pedido" ou "Alambamento".
O pedido consiste em pedir a mão da namorada à família, mais propriamente ao tio, que tem um papel fundamental para que o casamento de concretize.
Quando o jovem casal de namorados decide casar, é necessário ter o aval da família da noiva e isso só é possível se, durante o pedido, toda a gente estiver de acordo em que o casamento se concretize.
O jovem casal marca o dia do pedido...esse dia é marcado pelos tios da noiva...pois é necessário reunir toda a família e é entregue uma lista contendo o que o noivo tem de conseguir reunir até ao dia do pedido.
O dia do pedido está marcado e o noivo parte em busca de todo o material para que no dia...não falte nada...e o que é que está nessa lista?...Primeiro é um envelope com dinheiro...300, 400, 500 USD, depende de que o tio estipular, a altura da noiva em grades de cerveja, a altura da noiva em paletes de sumo ou coca-colas, 1 cabrito, um fio de ouro, um fato para o tio e uns sapatos para a mãe.
Quando chega o dia, a família do noivo (Pai, Mãe, Tio, Tia, Irmãos...)vai a casa da noiva e o tio da mesma, como se de um juiz se tratasse, apresenta toda a gente e informa de que e vai dar inicio ao pedido de casamento. Os pais da noiva, convidam os pais do noivo a entrar e o tio dá inicio à leitura do pedido apresentado pelo noivo, se o pai da noiva concordar com o pedido, o noivo terá de ir buscar o alambamento, ou seja, aquela lista de coisas que juntou....o alambamento é apresentado e se tudo for cumprido...é feita uma reunião para acertar a data do casamento e outros detalhes de natureza logística. Posto isto tudo....canta-se e dança-se....(Não é por acaso que aparecem as grades de cerveja e de coca-colas na lista). A partir deste dia, se tudo correr bem, o casal de namorados passam a marido e mulher.
O alambamento não é mais do que o pagamento da mão da noiva...o papel dos tios é tanto ou mais importante do que o dos pais...pois os tios são também responsáveis pela criação da noiva.
Actualmente...esta tradição está em declínio, mas as famílias mais conservadoras, acreditem no que vos digo! Não cedem a mão da filha sem que seja tudo cumprido à risca.

9 comentários:

Patrícia disse...

Ainda me vais explicar porque é que estás tão interessado nesse "alambamento"!!

Jasman disse...

E tu vais te alambar???

Seco disse...

Lambão :)

Claudio jose evaristo disse...

O pedido na nossa proncia e luanda e muito caro porque dizem a mulher de luanda e a melho de angola

BOM MENINO disse...

MULHER DA CIDADE SO LAVA NA MAQUINA
EN QUANTO A MULHER DO MATO LAVA NBORA NA MALANGE ISSO É UM TREXO DA MUSICA DE SABINO ENDA MUSICO COMPOSITOR ANGOLANO.É SÓ PRA DIZER K A MULHER DA CIDADE É A MAIS CARA MAIS NÃO É A COM MAIS QUALIDADE BOM MENINO

Anónimo disse...

Fato não é ser mas cara ou deixar de ser é que são rituas que devem se comprir.
Em angola o alambamento e mesmo muito importante.

Anónimo disse...

pois e, seja la como for nao devemos nos esquecer das nossas origens. eo alembamento emuito importante os rapazes devem respeitar se nao as consequeças vem depois. omeu noivo e estrangeiro mais eli fez opedido efara o alembamento.

Anónimo disse...

O alambamento deve ser visto como um ritual para assegurar o jovem casal e unir as duas familias não para enrriquecer a economia dos tios da noiva.ATENÇÂO.

Alice Berenguel disse...

Eu sou kioka pela minha mãe e por ter nascido em terras tchokwes. Quando pequenina presenciei muitas cerimónias do gênero e conversas. O alambamento é um compromisso que se faz entre familias quando estas decidem que seus filhos se devem unir ou pela amizade ou até mesmo pelo interesse de varia ordem, ou ainda quando um homem jovem ou não se interessa por uma certa rapariga. Caso 1º- quando a raparida ainda não é assistida pelas regras mestruais, é feito o alambamento a cerimónia de entrega do dote pelos familiares, porém a menina é entregue aos tios para que seja ensinada a cuidar de um lar, ou no caso de o homem ja ter uma mulher ela fica com a mulher mais velha para aprender a lida da casa a menina nestes casos é intocável leve o tempo que levar. Depois que lhe aparecerem as regras é feita uma reunião entre as mesmas pessoas que estiveram presentes na 1ª cerimónia para testemunharem que a rapariga se fez mulher, é quando ela é levada para a casa do futuro marido, ou entregue á 1ª esposa que por sua vez vai preparar a menina para a primeira experiencia sexual, é quando fazem a festa aí a familia da menina dá a festa para receber os familiares do rapaz ou do senhor. nestes dois casos existe uma particularidade, nem sempre a rapariga quer, chora muito sofre, porque para muitas não é o que querem mas devem obedecer. se acontecer a se rebeliar ou fugir, a familia da noiva deve devolver tudo o que entregou. Casos existem que a familia não tem como devolver e são obrigados a entregar a menina ou então existe a persiguição tradicional para o resto da vida. Nos tempos de hoje as pessoas querem seguir um pouco as tradições, é certo que varia de região para região, fazem á mesma a entrega do dote, este sobe o nivel, mediante as condições sociais da familia da menina. quanto mais evoluida mais cara é, e serve para testar a capacidade que o noivo e respectiva familia têm para darem bom viver a menina pretendida, e existem varios tipos de consequencias no caso de haver a dissolvição da união... espero que eu tenha conteribuido para um bom esclarecimento sobre a nossa angolanidade.