domingo, 21 de setembro de 2008

Apresento-vos...

Depois de alguns dias sem escrever nada, (o trabalho fala mais alto) apresento-vos mais um elemento fundamental para o dia-a-dia dos cidadãos Angolanos. São eles que fazem o transporte de compras, materiais, animais...Eles são os Roboteiros!






São jovens, normalmente adolescentes, que empurram carrinhos de mão improvisados, prestando pequenos serviços de transportes. Os carros são feitos à mão, em madeira e usam pneus de antigos carros. Ainda ninguém me consegui explicar a origem da palavra "ROBOTEIRO", julga-se que talvez tenha derivado da palavra russa "ROBOT", que quer dizer, trabalho ou operário, terá sido uma derivação feita na altura em que Angola tinha uma relação priveligiada com a URSS.

Só sei que dão muito jeito...encontram-se principalmente junto dos mercados, armazéns e lojas.




Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos mais conhecido por Pepetela, um dos maiores escritores Angolanos, fala também neste serviço de utilidade pública:

" …o carpinteiro se comprometia a fazer um cangulo de madeira, para ele se tornar roboteiro. O mais difícil podia ser arranjar a roda… (…)… o serviço de roboteiro, sempre dependente da clientela precisando de transportar produtos ou compras pesadas e sem dinheiro para alugar uma carrinha."



Pepetela, Predadores, p.329

1 comentário:

Jasman disse...

Olha o Robot é pra a menina e pro menino olhó